Advogada Marilinda Marques Fernandes participa da Estação Themis e reforça luta pelos direitos das mulheres

Nesta segunda-feira (10), quem passou pela estação Mercado, do Trensurb de Porto Alegre, foi recepcionado pela tradicional Estação Themis. A advogada Marilinda Marques Fernandes, do escritório Marilinda Marques Fernandes Advogados Associados, esteve presente para prestar assessoria jurídica às mulheres. A iniciativa, promovida pela ONG Themis, que forma as Promotoras Legais Populares e as integra como parte de sua atuação, ocorre anualmente em alusão ao Dia Internacional da Mulher e busca instruir trabalhadoras sobre seus direitos, além de conscientizá-las sobre o combate à violência doméstica.

Nesta edição, os principais temas abordados foram os direitos trabalhistas das empregadas domésticas, direito previdenciário e violência contra a mulher. Marilinda destacou a importância do contato direto com as trabalhadoras e a necessidade de continuar a difundir informações essenciais para que mais mulheres possam garantir seus direitos.

“É um grande encontro das feministas de ontem e de hoje. Nesse evento, nos reencontramos e ficamos muito orgulhosas das novas mulheres que chegam e se somam à luta. Ainda há muita desinformação, mas as pessoas aderem bem a eventos como este, como uma bússola, uma assessoria disponível. Sair do escritório e ter esse contato imediato com as trabalhadoras revigora o direito previdenciário”, afirmou a advogada.

A presidente da Themis, Márcia Soares, celebrou mais uma edição bem-sucedida da ação e reforçou a importância de iniciativas como essa na luta pelos direitos das mulheres. Ela também destacou outra ação recente promovida pela ONG: um curso de alfabetização digital realizado em cinco estados brasileiros, que incentivou muitas trabalhadoras a se engajarem ainda mais na busca por seus direitos.

A Estação Themis segue sendo um espaço essencial para a promoção da justiça social, aproximando advogados, ativistas e trabalhadoras em um esforço coletivo para fortalecer a autonomia e a proteção das mulheres.

×