O Encontro Estadual de Aposentados do Sindisprev-RS se firmou como um espaço rico e necessário de discussão de análise de conjuntura, tão necessária nos dias de hoje em que se tem dificuldade de pautar a política como elemento fundamental à estruturação do pensar, do ser e do estar, equidistante dos jogos de poder pelo poder, esvaziado, assim, do conteúdo do poder como meio de fazer e de agir.
O encontro avançou na discussão dos problemas que afligem em particular a categoria, em especial a saúde e seu plano assegurado pela GEAP, assombrando-os com aumentos abusivos, levando muitos dos servidores a sair do mesmo por inadimplência. O endividamento da categoria na sociedade de consumo em que vivemos, acaba por enredar o cidadão em verdadeiros círculos asfixiantes de dívidas, lhe causando ansiedade e depressão.
Enfim, o encontro foi rico em discussões, em trocas e, sobretudo, nessa coisa fantástica que é trazer a política para nossa companhia e fazer dela um meio de sonho, de ação e de capacidade de respirar, em um mundo que tende a nos escravizar e nos envolver nas pequenas questões domésticas do cotidiano.
O encontro foi um pequeno exemplo de como o sindicato, a camaradagem e revisitar nossos companheiros de trabalho de uma vida inteira, nos pode tornar mais leves, mais fortes e mais esperançosos.
Valeu.
Marilinda
Leia também: PALESTRA NO ENCONTRO ESTADUAL DE APOSENTADOS – SINDISRPEV-RS