O dia da empregada doméstica é uma importante data para lembrarmos da luta pela valorização e reconhecimento das trabalhadoras domésticas, que historicamente foram subvalorizadas e exploradas. É fundamental que a sociedade compreenda a importância do trabalho doméstico e lute por políticas públicas que garantam direitos trabalhistas e sociais a essas profissionais.
É preciso que sejam garantidos direitos como a jornada de trabalho de 8 horas diárias, o pagamento de horas extras e o direito a férias remuneradas. Além disso, é necessário combater a cultura do machismo e do racismo que ainda permeia essa profissão, valorizando e respeitando o trabalho realizado pelas empregadas domésticas.
Para somar esta luta, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) desenvolveram em conjunto o aplicativo Laudelina, que agora pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, para empregadas domésticas conherecem seus direitos!
O anúncio da novidade faz parte das atividades para marcar o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado em 27 de abril.
Fonte: com informações do Metrópoles