Na última quinta feira, 14 de abril, a advogada Marilinda Marques Fernandes palestrou a respeito da conjuntura política brasileira, junto com o Defensor Público aposentado do Rio Grande do Sul, Carlos Frederico Guazzelli, em evento organizado pela associação de Promotoras Legais Populares da Themis na Fecosul, em Porto Alegre.
Durante o debate, mulheres de diversas regiões da capital falaram sobre suas comunidades e discutiram a necessidade de ampliar e aprofundar a democracia no país e a garantia de direitos.
Carlos Guazzelli relembrou as ações dos últimos governos que vem mudando o quadro de desigualdade no país, como valorização do salário mínimo, bolsa família, minha casa minha vida, valorização do SUS, que contribuíram para diminuição do analfabetismo e da mortalidade infantil, afirmando que ainda são necessárias reformas de base, reforma política, agrária, das leis de mídias, valorização da educação pública, entre outras.
Para a dra. Marilinda há uma crise política em curso no país, reflexo da crise econômica mundial e da conspiração de uma elite financeira e industrial, casada com uma mídia oligopólica e um poder judiciário que tentam moralizar a sociedade através do direito penal. “Elite, mídia e judiciário tentam dar golpe na presidente eleita por interesse político no fim de projetos sociais voltados para as camadas mais pobres da sociedade”, afirma a advogada.
Veja mais fotos do evento aqui.