Atendimento Especializado: novo serviço de atendimento presencial do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a criação do novo serviço de atendimento presencial, o chamado “Atendimento Especializado“. A medida veio através da Portaria N° 908, publicada ontem (12) no Diário Oficial da União.

Atendimento Especializado possibilita o agendamento de atendimento presencial nas agências do INSS para demandas que não podem ser resolvidas remotamente. Assim, os segurados que desejarem resolver situações relacionadas a serviços do INSS que não estão disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento específico poderão fazer uso do atendimento especializado.

Nesse sentido, para realizar o agendamento do atendimento especializado, o segurado deve entrar em contato, preferencialmente, por meio da Central Telefônica 135 do órgão. Conforme o INSS, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo seguidos, de modo a garantir o distanciamento social.

Confira quais serviços se enquadram para agendamento via atendimento especializado:

  • Apresentar Contestação de NTEP;
  • Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico;
  • Solicitar Retificação de CAT;
  • Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;
  • Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
  • A Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
  • Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.

Fonte: O Previdenciarista

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