O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está preparando um Pente-Fino para 2024. A previsão do INSS é de revisar irregularidades no pagamento de Auxílio-Doença e Benefício Assistencial (BPC/LOAS).
O objetivo do novo pente-fino é cortar gastos, buscando zerar o déficit das contas públicas. Dessa forma, a revisão dos benefícios, somada à concessão do Auxílio-Doença via Atestmed, pode gerar uma economia de quase R$ 30 bilhões em 2025.
O que é o pente-fino?
O pente-fino do INSS é uma revisão feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos benefícios concedidos. Pode ocorrer em aposentadorias, pensões, auxílios ou benefícios assistenciais.
O objetivo das revisões é identificar e combater fraudes, inconsistências ou irregularidades nos pagamentos dos benefícios previdenciários.
O INSS cortou o meu benefício, e agora?
Em alguns casos, o pente-fino acaba por cortar benefícios de quem ainda tem direito de recebê-los. Essa cessação pode ocorrer de modo equivocado e pessoas que preenchem todos os requisitos legais perdem os seus benefícios.
Caso isso aconteça com você, não deixe de procurar um advogado especialista para analisar o seu caso e recuperar os seus pagamentos!