Na última sexta feira, 15 de maio de 2015, a advogada Dra. Marilinda Marques Fernandes esteve presente no 9º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, que aconteceu no Conselho Regional de Serviço Social da 10ª Região (CRESS), em Porto Alegre. O encontro comemorou o dia da Assistente Social e teve como tema “Assistentes Sociais: Atribuições, Competências e Defesa de Políticas Públicas”, dividido em quatro seminários que debateram a previdência social, direitos humanos, em especial a redução da maioridade penal, terceirização, condição de trabalho da categoria, entre outros assuntos.
Durante o debate organizado pelo grupo de trabalho temático sobre a previdência social discutiu-se o papel das assistentes sociais frente aos retrocessos e perdas de direitos atuais. A mesa foi composta também por Dra. Dolores Sanches Wünsch, do Departamento de Serviço Social da UFRGS e Jorjão Moreira, do SINDISPREVRS.
A Dra. Marilinda falou sobre os direitos previdenciários e sociais na conjuntura internacional e nacional, que se vem caracterizando por uma perda sistemática e pela ausência de uma agenda propositiva e em defesa dos mesmos. No que se refere ao Brasil, é manifesta esta tendência, haja visto as MP’s 664 e 665 de 2014 que reduziram o direito à pensão, ao auxílio reclusão, ao auxílio doença e ao seguro desemprego entre outros.
Para Marilinda, “o seminário deixou claro o quanto as assistentes sociais se constituem em uma categoria que luta e que pensa um modelo societário e, por consequência, parte fundamental de uma sociedade que resiste”.
Saiba mais sobre o 9º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais clicando aqui e aqui.
Leia também o artigo da Dra. Marilinda Marques Fernandes a respeito da MP 664.