Palestra: “Reforma” ou “desmonte” da Previdência Social, na sede do Sitramico


Na última sexta-feira (15/03) a dra. Marilinda Marques Fernandes, realizou a palestra “Reforma” ou “Desmonte” da Previdência Social organizada pelas direções do Sitramico-RS e do Sintrapostos-RS. Tendo em vista a base da categoria, trabalhadores no comércio de minérios e derivados de petróleo, foram abordados todos os aspectos da Previdência com ênfase na aposentadoria especial e no melhor esclarecimento das regras de transição presentes no texto da PEC 06/2019.

Também, ressaltou-se o modelo atual de Repartição Simples que propõe um pacto direto entre gerações, pois os trabalhadores ativos (geração atual) pagam os benefícios dos inativos (geração passada), enquanto o pagamento dos seus próprios benefícios dependerá de a geração futura (novos trabalhadores que ingressarem no sistema previdenciário), em contraposição ao Regime de Capitalização, onde o trabalhador faz sua própria poupança em uma conta individual e não existe um fundo coletivo para isso, algo essencialmente excludente e podemos dizer que uma crônica anunciada para o aumento das mazelas das mulheres, negros e segmentos da classe trabalhadora mais pobre.

Assim, ficou claro que a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo de Bolsonaro (PSL) tem mais a ver com o direcionamento dos recursos da previdência para o setor privado do que propriamente com o alardeado deficit previdenciário.

Agradecemos a todos pela presença no evento e o convite feito pelas direções do Sitramico-RS e do Sistrapostos-RS, estamos juntos contra esta Reforma que é mais um ataque a classe trabalhadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *