Giro da semana: 23 a 27 de novembro


Eleição em Porto Alegre: neste segundo turno, vote na mudança!

Neste final de semana, domingo dia 29 de novembro, acontece o segundo turno da eleição municipal de Porto Alegre.

Os cidadãos da Capital tem dois caminhos para escolher: um significa o avanço em busca de uma cidade mais igualitária, e o outro, um caminho já trilhado pela cidade e que não representa mudança alguma.

O primeiro turno das eleições colocou Porto Alegre no topo das capitais que apresentaram maior número de abstenções. Aqui, foram 358 mil pessoas que abstiveram de votar. Nós, do escritório Marilinda Marques Fernandes recomendamos fortemente que você exerça seu dever cívico e vá votar.

Hoje, enquanto escrevemos este artigo, pela primeira vez desde que o modelo de Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul tem todas suas regiões sob bandeira vermelha (alto nível de risco) em atualização preliminar. Isto é grave. Alertamos que você, que ainda não sabe em quem depositar seu voto, veja o que prometem os dois candidatos a prefeitura no quesito enfrentamento à pandemia, e em todos os outros. Vote em quem não negociará o inegociável. Vote em quem defende a dignidade humana e não o sistema econômico.

Que neste domingo o voto na sustentabilidade e na mudança prevaleça.

 

Aposentadoria por PONTOS do INSS em 2020: entenda tudo

Aposentadoria por pontos do INSS, regra 85/95, regra de pontos… Enfim, muitos são os nome dados para essa regra.
Com toda a certeza, ela ainda causa muitas dúvidas, e a Reforma da Previdência criou mais 3 regras.
Nesse post você irá entender tudo sobre a aposentadoria por pontos.
O que são os pontos na aposentadoria do INSS?
Em resumo, os pontos nas aposentadorias do INSS são o resultado da soma da IDADE com o TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
Saiba todas as regras lendo a matéria completa no nosso site https://bit.ly/33jgivx

25 de novembro foi o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.
A violência contra as mulheres não existe só quando uma mulher é assassinada. É o assédio no ônibus, o colega de trabalho que levanta a voz, o marido que controla o que vestimos, o ex-namorado que divulga nudes na internet. Quantos exemplos podiam ser dados? A violência contra a mulher é quotidiana – tal como a nossa luta.
Desde o início da pandemia, todos os tipos de violência contra mulheres e meninas se intensificaram. O número de chamadas para linhas de apoio a vítimas de violência doméstica aumentou 500%. Menos de 40% denunciam o caso ou procuram ajuda.
Em julho, a ONU estimou que seis meses de restrições poderiam traduzir-se em mais 31 milhões de casos de violência sexual no mundo e sete milhões de gravidezes indesejadas. A luta contra a mutilação genital feminina e os casamentos forçados também tem sido afetada pela pandemia, alertam as Nações Unidas.
Leia a matéria completa no nosso site https://bit.ly/3fLwr1T

Dicas culturais:

Literatura | Se Quiser Mudar o Mundo:  Um Guia Político Para Quem Se Importa, de Sabrina Fernandes

Este é um livro para quem quer mudar o mundo. Para quem sente que está tudo de pernas para o ar. Para quem se cansou de só ouvir notícias ruins e quer soluções para os desafios que atravessam a sociedade. Mas, antes, é preciso saber algumas coisas importantes. Por isso, este também é um guia didático e introdutório dos principais conceitos de política, sem abrir mão de sua complexidade. Aqui, não há passo a passo nem receita de bolo. Muito pelo contrário: há muitas perguntas.
Sobretudo, esta obra é radical. Ela propõe transformar o mundo, mas não de qualquer jeito. Nela, há uma caixinha de ferramentas para que seja possível provocar mudanças profundas. Este livro, portanto, também é um chamado. Um convite para se pensar alternativas, encarar dificuldades políticas e instigar os que sonham com um futuro melhor para si e para os outros. Pois, afinal de contas, como a autora Sabrina Fernandes nos lembra, a situação está complicada e, mais do que nunca, o mundo está precisando de gente que se importa.
 Quem é Sabrina Fernandes?
Sabrina da Fonseca Borges Fernandes é uma socióloga, professora, militante marxista e youtuber brasileira, conhecida pelo seu canal chamado Tese Onze que contém vídeos acerca de debates, informações e críticas dentro de perspectivas de esquerda por uma perspectiva marxista e progressista.
Este é o Giro de Notícias. Nosso objetivo com isso é reunir as principais notícias jurídicas referentes à previdência, mundo do direito do trabalho e também do direito administrativo. Mas não somente isso, como também, entregar algumas dicas culturais, como a indicação de livros, filmes, peças de teatro, eventos, e demais áreas da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.