Caminhada das Cruzes


Na última quinta-feira, 28, voltamos a registrar números alarmantes de mortos por Covid-19, cerca de 1439 em 24h. O Brasil chega ao final de janeiro com 9.060.786 casos e 221.676 óbitos por Covid-19 e uma situação colapsada em várias regiões, como Manaus e agora Rondônia.

A situação é grave e os números gritam. Por isso, estivemos na tarde desta sexta-feira, 29, no Largo Gênio Peres junto a demais companheiros de luta para lembrar as mais de 10 mil vidas perdidas para a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul e reforçar a luta por vacina já para todos e todas, retomada do auxílio emergencial de R$ 600 e, tão urgente quanto as demais pautas, defender o impeachment de Jair Bolsonaro.

O País vive hoje uma situação dramática a partir dos desmandos, da incúria, da imprevidência do governo genocida de Bolsonaro. A Organização Mundial do Comércio (OMC) está em negociações sobre as patentes de vacina e tratamentos contra a covid-19. Mas um impasse entre países ricos e emergentes impede que o assunto consiga chegar a uma solução.


No total, 99 dos cerca de 160 países membros da entidade anunciaram o apoio ao projeto de suspender a aplicação de patentes para produtos relacionados com a covid-19. Atualmente, sabemos, que quem é rico, consegue tudo. Entidades internacionais, como a OMS, saíram em apoio da ideia, além de movimentos sociais e igrejas de todo o mundo. Infelizmente, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil,) optou por se recusar a se unir ao grupo que sugere a suspensão das patentes.

E novamente o cenário é o mesmo: os ricos pagam pela sua saúde e os pobres são deixados ao relento. Nossa intervenção no ato Caminhada das Cruzes escancara isso. A fala de Marilinda Marques Fernandes sai em defesa da vacinação pública e para todos. Principalmente aqueles vulneráveis à miserabilidade. É vital para todos os povos do mundo, principalmente os mais pobres, como os do continente africano. Quebra de patente e que seja dado a todos os povos e não seja mais uma ferramenta nas mãos do mercado farmacêutico.
Bradamos em defesa da vacinação pública, de qualidade e para todos.
Confira neste vídeo a nossa intervenção na Caminhada das Cruzes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.