Aposentados e pensionistas do INSS vão poder receber dinheiro do Renda Brasil?


O novo programa social Renda Brasil deve começar a funcionar em setembro deste ano. De acordo com o governo, o novo programa poderá pagar até R$ 300 por mês aos beneficiários. O Renda Brasil ainda será apresentado pelo Ministério da Economia de Paulo Guedes, mas já se sabe que ele passará, obrigatoriamente, por uma revisão completa de todos os gastos do setor público.

A criação do Renda Brasil também terá que passar pelo Congresso Nacional. O novo auxilio financeiro vai unificar programas como Bolsa Família, o abono salarial do PIS, seguro-defeso, salario família. Juntos eles vão formar o renda Brasil que vai atender cerca de 40 milhões de pessoas em todo o país.

Enquanto buscam a forma mais eficiente e com maior poder de convencimento do Congresso Nacional, a equipe econômica já decidiu que quer a Caixa Econômica fazendo os pagamentos.

A equipe técnica do banco público tem sido chamada para participar da formulação do projeto. A experiência com o pagamento mensal do auxílio emergencial a mais de 60 milhões de brasileiros durante a crise deu à Caixa acesso digital a este contingente de trabalhadores informais, pelo menos 40 milhões até então invisíveis ao poder público.

O registro inédito dessas pessoas, feito com urgência para transferir renda aos mais vulneráveis à crise provocada pelo novo coronavírus, é um dos instrumentos mais importantes que o governo federal já teve em mãos para enxergar quem realmente precisa ser resgatado e acolhido.

Mas e os aposentados, BPC e pensionistas do INSS? Poderão receber o renda Brasil?

Muitos aposentados, BPC e pensionistas estão na expectativa de receberem algum auxílio financeiro do governo. Diversas propostas que solicitam ajuda para aos beneficiários do INSS tramitam no congresso, e a mais recente é a criação do décimo quarto salário que ainda será apreciada pelo senado.

Enquanto isso, muitos beneficiários do INSS, querem saber se vão podem receber o Renda Brasil, o novo programa do governo. Até o momento Paulo Guedes não divulgou as regras do novo programa. Ainda não se sabe ao certo quem vai receber a grana extra. Mas especialistas consultados pelo INFORME BRASIL acham muito difícil os aposentados, BPC e pensionistas receberem o Renda Brasil. Mas ressalta que nada deve impedir os familiares de segurados de receberem o dinheiro, caso atenda aos requisitos do programa que deve ser divulgado em agosto.

“Acredito que os aposentados e pensionistas não vão ter acesso a esse programa. Tendo em vista que o próprio ministro já falou que o Renda Brasil é para atendar a quem não tem renda”, pontua um economista ao INFORME BRASIL.

 

 

Texto de Carlos Souza

Calos Souza é jornalista e escritor. Editor do INFORME BRASIL e apaixonado por Educação Financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.