A liberdade não é uma utopia – A luta das mulheres no Brasil e no mundo


A palestra “A luta das mulheres no Brasil e no mundo”, ocorrida dia 31 de março no auditório do escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, em Porto Alegre, discutiu a relação da questão de gênero com a temática racial e multicultural, debatendo experiências internacionais e as principais mazelas sofridas pelas mulheres no âmbito nacional, com participação da advogada Marilinda Marques Fernandes e da jornalista Sátira Pereira Machado.

Durante o debate, falamos com entusiasmo do projeto de luta e organização das mulheres curdas de Rojava onde, no meio da guerra, são cumpridas as normas de copresidência de quotas (todos os cargos são compostos por uma mulher e um homem), criaram-se unidades de defesa das mulheres, conselhos de mulheres, tribunais e cooperativas, além de leis com objetivo eliminar a discriminação de gênero. Um dos primeiros atos do governo foi a criminalização dos casamentos forçados, da violência doméstica, dos assassinatos por honra, da poligamia, do casal infantil  e do preço da noiva.

O objetivo é assegurar-se de que a sociedade interiorize o fato de que a libertação das mulheres é princípio básico para a democracia. A revolução tem de mudar a mentalidade patriarcal da sociedade, caso contrário, a história repetir-se-á e as mulheres que participaram ativamente da revolução irão perder tudo uma vez que se consiga a “libertação”. Foi o que aconteceu nas demais revoluções. Em muitos sentidos, esta luta das mulheres de Rojava rompeu os estereótipos orientalistas das mulheres do Oriente Médio como pobres vítimas que estão perdidas. Mas o mais importante é que essas mulheres mostram ao mundo que há esperança mesmo quando se está completamente rodeada pela escuridão da bandeira do EI.

Marilinda Marques Fernandes

Leia mais sobre a palestra clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.