8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DE LUTA DA MULHER


O Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado em 8 de março, é um marco para a história de todas ao redor do mundo. Pelo terceiro ano consecutivo mulheres e pessoas que por todo o mundo estão se mobilizando contra os feminicídios e toda forma de violência de gênero; pela autodeterminação de seus corpos e acesso ao aborto seguro e legal; por igualdade salarial para trabalhos iguais; pela livre sexualidade. Se mobilizam também contra os muros e fronteiras; o encarceramento em massa; o racismo, a islamofobia e o anti-semitismo; a desapropriação das terras de comunidades indígenas; a destruição de ecossistemas e a mudança climática. Pelo terceiro ano consecutivo, o movimento feminista está nos dando esperança e uma visão para um futuro melhor em um mundo em desmoronamento.
No Brasil, Feminicídios estão disparando num país que já em 2018 tinha um dos maiores números de feminicídios do mundo, sendo 70% dessas mulheres assassinadas negras. 126 feminicídios já ocorreram em 2019. O movimento feminista brasileiro está respondendo esses ataques e se preparando para a mobilização no 8 de março e novamente no 14 de março, no aniversário do assassinato político de Marielle Franco, ao mesmo tempo em que emergem informações sobre os fortes laços entre os filhos de Bolsonaro e um dos milicianos responsáveis por sua morte.
Neste sentido, como forma de enfrentamento a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos realiza na sexta-feira (08/03) a Estação Themis 2019. Na estação Mercado da Trensurb, às 15h30m a advogada Marilinda Marques Fernandes, acompanhada de Promotoras Legais Populares de diversas regiões, sócias e sócios da Themis bem como a equipe técnica, estará conversando e acolhendo mulheres que desembarcam e embarcam nos trens para tirar dúvidas sobre Direitos das Mulheres, Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, trâmites jurídicos e formas de acesso à justiça.

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: JÁ BASTA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *